@lelunalima

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Resenha: Cujo - Stephen King

Oi Oi Lunatic's. Tudo bem por aqui?
Depois de alguns dias sem postar por aqui (perdoem a demora e a correria mas tenho uma pequenina que está tomando o meu tempo e estou amando dedicar-me a ela) finalmente retornei a nossa casa e desta vez com uma resenha que passou a frente de todas as outras já programadas pela simples necessidade que eu estava de conversar com alguém sobre Stephen King. Essa resenha já havia sido postada no antigo cantinho da lua e como percebi que não ainda não tinha transferido ela para cá, conclui que seria a melhor resenha para ser a primeira a ser postada no blog este ano. Estou bem atrasada com as resenha confesso, mas agora que começamos não iremos mais parar! Então sem mais conversa, vamos ao que interessa!

* INFORMAÇÕES *

Título: Cujo
Autor: Stephen King
Editora: Selo Suma de Letras - Grupo Companhia das Letras
Literatura: Estrangeira / Terror
Páginas: 376 páginas
Lido Em: Maio de 2018
Onde Comprar: Amazon
Skoob
Sinopse: Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas.Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites.Você pode me sentir mais perto… cada vez mais perto.Nos limites da cidade, Cujo - um são-bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber - se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso.A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta é o que faz deste um dos livros mais assustadores e emocionantes de Stephen King.
  Cujo é o primeiro livro de Stephen King que tive o privilégio de ler, sempre tive muita curiosidade a respeito de suas obras, mas como a maioria delas ainda está um pouco fora do meu orçamento, nunca tinha tido a oportunidade. Porém em um desses dias de muita sorte ganhei dois livros de Stephen King (junto com alguns outros) da editora Suma de Letras. E devo dizer que para um primeiro contato com as obras de SK, estou mais do que satisfeita.

  * MINHAS IMPRESSÕES *

- Trama e Narrativa:
  Como é mencionado na sinopse do livro, Cujo é o São Bernardo da família Camber que é composta pelo mecânico Joe Camber, sua esposa x e seu filho y, Cujo pesa mais de 90 Kg e apesar do seu tamanho e robustez é um cachorro dócil e sensível. Tad Trenton é um garotinho de 4 anos, filho de Donna e Vic Trenton, a família teve que se mudar para o Maine para que Vic pudesse abrir e administrar junto com seu melhor amigo Roger uma agencia de publicidade, porém essa mudança causou abalos no casamento deles, pois Donna odiava a ideia de deixar a cidade de Nova York para ir morar numa cidadezinha do interior. Todos os eventos seguintes irão se desenrolar envolvendo essas duas famílias e as poucas pessoas que estão ao redor de cada uma delas.

  A narração de todo o livro é feita em terceira pessoa, ou seja é um narrador observador e onisciente, que nos conta de forma intercalada as desavenças que estão acontecendo na casa dos Trenton, o dia a dia da família Camber e assustadora transformação de Cujo após ser mordido por um morcego contaminado com raiva. Um dos pontos que gostaria de destacar na escrita e narrativa do SK nesse livro é que por ser um narrador onisciente nós sempre sabemos o que vai acontecer nas próximas páginas e é aí que reside o triunfo do SK que nos faz ficar grudados no livro até chegar na última página; outra coisa que achei extremamente importante e interessante para a narrativa foi podermos vez ou outra saber o que está se passando na mente de Cujo.
" Se fosse para casa, um dos integrantes da santíssima trindade -  o homem, a mulher e o menino - perceberia que ele tinha aprontado alguma e se machucado. Era bem possível que um deles lhe dissesse coisa feia. (...) " (Pág: 32)

- Personagens:
  O narrador vai nos apresentando aos personagens da história a medida que vai "andando" pela cidade, ou a medida que os caminhos dos personagens se misturam. Aos poucos vamos conhecendo mais sobre Tad, Donna e Vic Trenton e também descobrimos aos poucos como o casal vive uma vida de ilusões e como os pesadelos de Tad parecem ser tão reais ou proféticos. Conhecemos mais sobre os Camber e como Charity Camber sobrevive dia após dia a um casamento "difícil" por medo.
  De todos os personagens do livro nenhum em especial ganhou meu coração, todos tiveram seus momentos de altos e baixos e consequentemente os momentos em que gostei e odiei. O único que realmente não me desceu de forma alguma foi o Joe Camber, esse personagem em especial me causou nojo.


- Design:
  O livro não tem muito design a ser destacado. As folhas são amareladas e a letra tem uma fonte de tamanho muito boa, e ambos facilitam a leitura pois não deixa a vista cansada. Esta edição que ganhei faz parte da Biblioteca Stephen King, por tanto tem a abertura em folhas pretas e letras brancas, capa dura com detalhe de uma pata de cachorro em baixo relevo - o que provoca uma sensação muito boa ao passar a mão - e não é dividido em capítulos, ou seja, é uma leitura continua.

 

- Finalizando:
  Cujo é uma leitura classificada como Terror, serei mais precisa e direi que este livro é um terror psicológico dos bons - para quem não sabe, terror psicológico Ã© todo aquele que o medo/temor é gerado pela vulnerabilidade da mente humana a alguma situação ou sensação desconfortável psicologicamente - pois o que sentimos não é medo e sim receio pelo bem estar físico e psicológico dos personagens.
" Ele se virou, puxando a arma, mas só conseguiu ter uma visão borrada do cachorro - um cachorro imenso - que pairava no ar. Cujo atingiu o (...)  na altura do peito, arremessando-o contra a traseira do corcel. "                   (Pág: 301)
  O narrador ser onisciente faz toda a diferença na leitura - como eu já citei - e conduz de forma brilhante o leitor por todo o desenrolar da trama com o coração na mão e ainda que algumas passagens, no meu ponto de vista, seja totalmente desnecessárias, isso não faz com que a leitura perca a sua qualidade. O São Bernardo Cujo ganha o nosso coração assim que nos é apresentado, ainda no inicio do livro, e um dos pontos mais tristes da história é sem dúvidas a sua transformação.

  Assim que finalizei a leitura do livro a classifiquei como uma leitura 3,5 de 5 estrelas, porém não seria justo dá 3,5 pelo argumento que eu estava utilizando. O final do livro, ou uma pequena parte dele, não me agradou e isso não é argumento suficiente para uma classificação de bom quando tudo no livro leva ele a ser ótimo. Os livros não são obrigados a terem finais que sejam agradaveis a todos os seus leitores, certamente assim como eu não gostei muitos devem ter achado o final justo. Por tanto finalizo esta resenha dizendo que Cujo é um livro de leitura rápida, fluida e surpreendente; é um desses livros que simplesmente não nos arrependemos de dar uma oportunidade e posso afirmar - apesar de ser o primeiro contato - que SK ganhou mais uma leitora e admiradora de seu trabalho.


  Por hoje é só meus amores. Até a próxima postagem.
  Beijos da Lua!!

Um comentário:

  1. Oi, Luna!
    Confesso que ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho de Stephen King, mas vontade é o que não me falta. Até porque só vejo coisas ótimas a respeito do autor e de suas histórias, e apesar de eu não estar acostumada com o gênero, é uma ótima maneira de sair da minha zona de conforto.
    Beijos!
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir

Libertar a mente e desprender os dedos...Mágica,talvez;escrever é um ato puro e inocente todos somos capazes,basta querer...
Se liberte e comente...
Faça essa blogueira Feliz *-*