@lelunalima

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Resenha: O Alquimista - Paulo Coelho

Oi Oi Lunatic's!! Tudo bem por aqui? Finalmente saiu uma resenha quentinha do forno, essa é uma das últimas leituras que eu fiz e tornou-se uma das melhores do ano, quem sabe da vida!! Sabe quando você encontra aquele livro que dialoga com o seu momento de vida e que tem nas páginas um conteúdo que parece atemporal? Foi exatamente assim que eu me senti em relação ao livro O Alquimista, vem conferir a resenha!!

* INFORMAÇÕES *

Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Várias Editoras
Literatura: Nacional | Ficção | Autoajuda
Páginas: 176 páginas
Lido Em: Agosto de 2019
Onde Comprar: Amazon
Sinopse:
O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista. 
É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.
Skoob



- Trama e Narrativa:
  Como a sinopse do livro cita, toda a história se desenvolve graças a um sonho repetitivo que Santiago tinha, com muita curiosidade o mesmo procura uma cigana para fazer a interpretação de seu sonho, que o incentiva a ir em busca de um tesouro. Narrado em terceira pessoa, O Alquimista traz uma mistura de conto com lenda, é um livro curto, de leitura fácil e com um conteúdo que prende o leitor desde a primeira página. Não é dividido em capítulos e nem em partes, mas é possível notar quando um novo momento na história começa.
  Embarcamos em uma viagem incrível, por cenários encantadores com um pastor que vendeu tudo para ir em busca do seu sonho.

- Personagens:
  O livro não é composto por muitos personagens, são poucos, porém todos importantes para a narrativa. Santiago é o personagem principal, um rapaz que deixou o seminário para ser pastor e viver uma vida "livre" e de viagens. Melquisedeque, um rei um tanto quanto peculiar que estimula Santiago a acreditar na cigana e a ir em busca da sua "Lenda Pessoal". O Alquimista, que é um dos personagens mais interessantes da história, cheio de sabedoria e que ajuda Santiago a chegar até o seu tesouro.

- Finalizando:
  Paulo Coelho é um dos escritores nacionais mais conhecidos no mundo, nem sempre aclamado pela critica literária, mas sempre tem seus livros entre os mais vendidos. O Alquimista é considerado por muitos um livro de autoajuda, escrito 1988, tem em suas páginas muitas falas de sabedoria e perfeiçoamento pessoal. Devo ressaltar que, o mais incrível, é que mesmo se enquadrando no gênero de autoajuda o livro não traz frases de efeito feitas e enjoativas, pelo contrário é totalmente inovador, mesmo sendo tão antigo.

" Sentiu de repente que podia olhar o mundo como uma pobre vitima de um ladrão ou como um aventureiro em busca de um tesouro"
- Pág. 54

  Uma leitura leve, cheia de conselhos interessantes e práticas bem comuns ao "mago" Paulo Coelho. Senti nesse livro uma pequena semelhança com uma outra obra do autor (que é minha paixão) "O diário de um mago", talvez por ambas terem esse misto de magia e autoconhecimento. O Alquimista conta com menos de 200 páginas, mas são páginas em que você se deleita com a narração, espera que o protagonista saia vitorioso e ao mesmo tempo se questiona sobre seus atos e sua própria vida, afinal durante grande parte da leitura me questionei se de fato estou correndo atrás da minha "Lenda Pessoal".



  Um livro que não tem faixa etária e que pode agradar a pessoas que gostam de qualquer gênero literário, pode também ser uma ótima pedida para quem deseja sair de uma ressaca literária ou para quem deseja uma leitura rápida de final de semana. Sem dúvidas, entrou para a lista de meus preferidos da vida, é o segundo livro do Paulo Coelho que leio e que me faz tão bem e que toca tanto o meu coração. Espero ler outras obras do autor, quem sabe ter a coleção completa, um dia.

  Vocês já leram alguma coisa do Paulo Coelho? Conhecem ou leram esse livro em questão? Se sim, o que acharam da obra? Espero que tenham gostado da resenha de hoje, e podem se preparar que haverá muitas outras ainda este mês.

Beijos da Lua!!

14 comentários:

  1. Eu me remeti a a minha adolescência pois foi meu primeiro livro do coelho e tinha outra capa, que lindo saber que ele é ainda tão atual. Eu já tive a coleção do coelho mas agora eu doeu tudo é só leio no Kindle.bjsss

    ResponderExcluir
  2. Li O Alquimista em 2004, e sei que eu adorei na época. Hoje não recordo muito de toda a história, mas sei que é um livro fantástico. E, pela tua resenha, me bateu uma enorme vontade de le-lo novamente!

    ResponderExcluir
  3. muito legal ver sua resenha desse livro, li bastante Paulo Coelho na adolescência e lembro que gostei bastante desse

    ResponderExcluir
  4. É um livro encantador que ensina muito pra quem ler, nunca li livros do autor, mais confesso que gostei do livro, muito boa a sua resenha bjs.

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro há muuuito tempo atrás e em uma edição simples, e sua resenha me deixou com vontade de reler. Lembro que na época gostei bastante também!

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não pego um bom livro pra ler, livro dos assuntos que gosto e está em minha Lista. Só leio os livros infantis pra minha filha o momento.
    Não li nenhum livro de Paulo Coelho acredita?

    ResponderExcluir
  7. Ótima leitura e dica fiquei interessada em ler. Beijos :* www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lua, eu adoro Paulo Coelho, lembro que li este livro quando era adolescente e amei, amei demais, tanto é que sai lendo todos os livros dele.
    Amei sua resenha, principalmente por me fazer recordar desde livro.
    Se você adorou este e adorou O diário de um mago, irá gostar também de Brida, é meu favorito!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  9. Amo Paulo coelho! Já li esse e achei demais.
    Eu também indico muiiitooo

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Paulo Coelho, mas muita gente diz que é bom. Vou tentar ler algum dia obrigada

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, me interessei, sua narrativa é intrigante

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito interessada por esta resenha, história muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Li muitos livros do Paulo Coelho na minha adolescência e início da juventude. São muito bons mesmo. O alquimista não li.

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não lido nenhum obra do Paulo Coelho já ouvi muitos bons relatos dos seus livros, sendo “O Alquimista” uns dos mais falados e não me admiro já que possui uma capa tão linda e uma história cativante.Beijos

    ResponderExcluir

Libertar a mente e desprender os dedos...Mágica,talvez;escrever é um ato puro e inocente todos somos capazes,basta querer...
Se liberte e comente...
Faça essa blogueira Feliz *-*