@lelunalima

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Resenha: Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

Oi, Oi Lunatic's! Tudo bem por aqui? Vamos de resenha de uma das minhas leituras mais atuais, e não somente leitura, mas releitura de um dos meus livros preferidos! A leitura do livro "Feita de Fumaça e Osso" escrito por Laini Taylor, foi feita através de uma leitura coletiva organizada pela Nati do instagram literário @LivrosdaNati. Vamos conferir!

* INFORMAÇÕES *

Título: Feita de Fumaça e Osso
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Literatura: Fantasia | Estrangeira
Páginas: 388
Lido Em: Junho de 2019
Onde Comprar: Não é mais produzido!!
Sinopse: "Um romance de tirar o fôlego, sobre destino, esperança e a busca de si mesmo" The New York Times.Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


- Trama e Narrativa:
Karou é uma jovem de pouco mais de 17 anos que vive em Praga, estudante de uma escola de arte e que tem um ex-namorado que a persegue depois de um final não muito legal da relação deles, mas o comum acaba aí. Karou tem muitos segredos que esconde da sua melhor amiga Zuzana e de qualquer pessoa, apesar de ser humana seu cabelo cresce naturalmente azul, tem tatuagens por todo o corpo e não se lembra das primeiras tatuagens feitas que consiste em olhos na palma das mãos, e foi criada por Quimeras - seres mitológicos mestiços - e tem missões que não entende que consiste em recolher dentes ao redor do mundo, porém tudo muda ao encontrar um ser misterioso e estranho em uma de suas missões!
Essa é basicamente a trama que envolve a nossa personagem principal, o livro é narrado em terceira pessoa - narrador observador - e mescla momentos vividos por Karou e Akiva (um serafim) e aos poucos vamos entendendo a história de Karou e juntamente com a mesma vamos descobrindo mais sobre sua vida.

- Personagens:
O livro conta com uma quantidade significativa de personagens mas eu irei destacar aqueles que são os mais importantes para este primeiro livro. Temos a personagem principal Karou, que é uma personagem feminina forte e apesar de saber pouquíssimo sobre a sua vida tem uma personalidade incrível. Zuzana a melhor amiga de Karou também tem um papel feminino bem representativo. Gosto das personagens mulheres desse livro pois são todas decididas e fortes! Karou foi criada pelos Quimeras Brimstone - o mais próximo de um pai que ela tem - Issa, Twiga e Kishmish - que é o mensageiro de Brimstone. Akiva um serafim extremamente misterioso, mas muito importante para a narrativa!
Os nomes dos personagens são diferentes, assim como sua pronuncia, pois o mesmo é ambientado na Republica Tcheca.

- Design:
O livro tem um design belíssimo. A capa é extremamente chamativa, as páginas são naturalmente amareladas o que facilita a leitura pois cansa menos a visão, a letra tem uma fonte com tamanho bom para a leitura, os capítulos são numerados e nomeados. E eu arriscaria dizer que o livro é dividido em partes, apesar de não haver essa diferenciação no livro, vocês entenderam melhor com as fotos!



- Finalizando:
O livro tem sua narrativa baseada na divisão entre o Bem e o Mal, aqui representado por serafins e quimeras, porém temos uma diferença significativa, os serafins apesar de sua beleza esplendida são hostis e frios, enquanto as quimeras são amáveis e gentis apesar da aparência hedionda - sim, aqui já temos o primeiro tapa na cara da sociedade, a beleza não representa o que você é - O livro tem uma narrativa e trama extremamente original e a escrita da Laini Taylor é fluida e prende a atenção do leitor, até mesmo nos momentos mais lentos.
Por conta da narrativa ser em terceira pessoa temos vários pontos de vista da história e esse detalhe torna a leitura rica e envolvente. Os diálogos construídos no livro são em alguns momentos profundos, mas também temos momentos descontraídos e engraçados. Laini Taylor vai aos poucos nos dando pistas do que pode ser a personagem principal, de como sua historia se constrói, mas espere novidades e reviravoltas a cada novo paragrafo e a cada nova linha. O final traz um plot twist - perdoem-me pela palavra - fodástico e surpreendente e nos prende tanto ao universo por ela construído que ao terminarmos o primeiro livro tudo o que queremos é ler o segundo e saber no que vai dá todas as descobertas feitas por nossa protagonista.



Sem dúvidas um dos meus livros de fantasia preferidos, a escrita envolvente e poética me deixou encantada e fiquei imensamente triste ao descobrir que a editora intrínseca deixou de produzir a trilogia e eu fiquei com minha série incompleta na estante - mas tenho os outros dois em ebooks e logo terá resenha, pois já estou lendo. É uma leitura maravilhosa e que vale muito o tempo envolvido.

Por hoje é só Lunatic's! Vocês conheciam a autora e esse livro? Conhecem alguma outra obra da Laini? Confesso que sou apaixonada pela escrita da autora, tem um novo livro dela sendo publicado no Brasil (graças a Deus não é pela intrínseca - a editora é ótima mais deixa muito a desejar no quesito séries) e não vejo a hora de ter o meu livro "Um estranho sonhador". 

30 comentários:

  1. Feliz demais em saber que gostou dessa leitura tanto quanto eu. Feita de Fumaça e Osso é uma fantasia única e muito envolvente mesmo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora ou sua série, e embora não seja leitora de fantasia, gostei bastante da premissa desse livro. Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, na verdade não gosto desse género fantasia. Mas sua resenha desperta a curiosidade, bem detalhada. Parabéns, sucesso!
    https://sobreavidasm.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena não gostar de fantasia, é um dos meus gêneros preferidos! Essa série é ótima e logo sai resenha dos outros livros!!

      Excluir
  4. adorei essa indicação, ainda nao conhecia o livro, mas pela sua resenha parece mesmo ótimo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante. Não conhecia. Pena que não é mais produzido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste não ser mais produzido nenhum dos livros dessa série!

      Excluir
  6. Menina, nunca tinha visto sobre essa autora e nem do título, mas me chamou muito a atenção! Fora que a arte da capa [é maravilhosa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte da capa é realmente linda, porém gosto bem mais da capa da edição portuguesa!!

      Excluir
  7. Adoro essas leituras coletivas, já conheci muitos livros bons a partir daí! Mas sobre a resenha, eu adorei citou todos os pontos em que eu tinha curiosidade, e infelizmente é real: não estão mais disponibilizando os livros :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a intrínseca parou de publicar, porém é um livro maravilhoso!!

      Excluir
  8. amei a resenha ja fiquei curiosa pra ler o livro inteiro

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro,mas sempre tive uma curiosidade. Ele esta na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  10. uauu! Ja adorei essa resenha e ja fiquei cm vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Olá! Li esse livro tem um tempinho e confesso que não gostei muito, achei a narrativa muito debagar e confusa em algumas partes, nem dei continuidade na série! Maaas, que bom que você gostou!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gostou, essa é uma releitura e só fiquei ainda mais encantada com o livro!!

      Excluir
  12. Eu nao conhecia o livro mas gosto muito de literatura fantasia.

    ResponderExcluir
  13. Menina acabei de ler uma resenha de um outro blog que falava de um outro livro da autora e fiquei super ansiosa para ler, essa autora é tão bem conceituada! E eu tenho essa trilogia, é só parar e de manhã e pegar os livros para ler!
    Amei a resenha!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o outro livro é o novo livro "Um Estranho Sonhador" que por sinal é um dos meus desejados. A escrita da Laini é maravilhosa, os livros dela são incríveis! Obrigada pela visita, adoro receber esse feedback tao positivo de uma blogueira renomada do ramo literário!

      Excluir

Libertar a mente e desprender os dedos...Mágica,talvez;escrever é um ato puro e inocente todos somos capazes,basta querer...
Se liberte e comente...
Faça essa blogueira Feliz *-*