@lelunalima

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Resenha: Passarinha - Kathryn Erskine

Oi, oi Lunátic's! Tudo bem por aqui? Segunda postagem do mês e vamos de resenha de livro, dessa vez o escolhido foi Passarinha, que li faz um tempo, porém só agora consegui resenhar pra vocês e tenho que correr contra o tempo, pois tem muitas resenhas tanto de filmes e livros para postar e gostaria de fazer antes que acabasse o ano!!

* INFORMAÇÕES *

Título: Passarinha
Autor(a): Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Literatura: Estrangeira
Páginas: 224
Lido Em: Julho de 2018
Onde Comprar: Amazon
Skoob
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.
Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

* MINHAS IMPRESSÕES *
- Trama e Narrativa:
Não sei por onde começar a falar desse livro, porque é uma dessas leituras que foram feitas para serem sentidas e de difícil explicação. Como explica a sinopse do livro Caitlin, nossa protagonista, é uma menina de 10 anos diagnosticada com síndrome de Asperger que é um grau leve de autismo, quem tem síndrome de Asperger apresenta dificuldades de interação social, dificuldade em expressar e processar emoções, interpretação muito literal da linguagem entre outras caracteristicas. Caitlin vê toda a sua vida virar de pernas pro ar quando em um atentado terrorista um atirador mata e fere várias pessoas da escola de Devon, inclusive o irmão de Caitlin. Partindo deste ponto o livro irá nos contar a história de Caitlin e suas dificuldades em processar as mudanças na sua vida depois da morte do irmão ao mesmo tempo em que nos mostra o dia a dia dela numa escola pública sem preparo para atender crianças com a sua singularidade.
A escrita da Kathryn Erskine é muito boa, ela nos dá detalhes importantes para a história sem ser exagerada, levando em consideração que todos os acontecimentos são narrados por Caitlin (ou seja narrador em primeira pessoa e personagem) ela realmente escreve como se fosse uma garota de 10 anos e consegue nos passar a inocência e a confusão da personagem com muita fidelidade, o que rende lágrimas e sorrisos fáceis.

- Personagens:
Em relação a esse livro eu prefiro falar só sobre a Caitlin, que é uma menina doce, inteligente e incompreendida por algumas pessoas ao seu redor. É uma personagem que cativa, por muitas e muitas vezes durante a leitura eu fiquei com vontade de trazer a Caitlin pra perto de mim e abraçar (mas seria um problema já que ela não gosta que invadam o seu espaço pessoal, rsrs.). Com a morte do irmão ela se vê motivada a correr atrás de se entender, de entender o que está acontecendo e de buscar uma maneira par ajudar seu pai a não se sentir mais tão triste. 

- Finalizando:
Passarinha é uma leitura riquissima que nos ensina liçoes lindas e importantes, e que faz com que buscamos a nossa criança interior para que possamos voltar a enxergar o mundo de uma maneira tão simples e fácil. Caitlin nos ensina acima de tudo a sermos fortes, pois mesmo sendo apenas uma criança que perdeu o irmão e que além de perder o irmão sofre na escola por ser diferente, não tem amigos, tem muitos medos e mesmo assim tudo o que ela faz é tentar ajudar o pai e a si mesmo a ser melhor.
Se alguém me perguntar se é um livro que vale a pena ser lido, não tem como dizer que não; este não é somente um livro que deve ser lido, como é um livro que todo mundo deveria ler um dia, indiferente da idade. É um livro leve, sutil, emocionante, cheio de reflexões e que toca o leitor com a sua simplicidade em falar de coisas difíceis.
Contem-me vocês já leram esse livro? Pretendem ler? Qual as leituras reservadas para o mês de dezembro?
Espero que tenham gostado desta resenha e que retornem sempre ao meu cantinho, estou sempre aberta a sugestões, criticas e parcerias.

Beijos da Lua!

4 comentários:

  1. eu vi esse livro a algum tempo gostei muito da historia a sua resenha esta otima adorei

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lua! Tudo bem?

    Eu amo tanto esse livro! Acho a trama envolvente, sincera e emocionante - também me apaixonei por essa menininha e sua jornada.
    Acho que mais pessoas precisam conhecer essa história linda!

    Beijos,

    Pah

    ResponderExcluir
  3. E o tanto que amei esse livro? Ainda não tinha visto nada sobre ele, mas amei a reflexão que ele causa. Já quero ler!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, gosto muito de histórias assim, esse livro parece ser emocionante como Extraordinário, muito boa dica de leitura.
    Beijos!
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Libertar a mente e desprender os dedos...Mágica,talvez;escrever é um ato puro e inocente todos somos capazes,basta querer...
Se liberte e comente...
Faça essa blogueira Feliz *-*