@lelunalima

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Resenha: O Iluminado - Stephen King

Oi Oi Lunatic's, tudo bem por aqui?
   Dois meses depois estamos voltando com a programação normal do blog e sem muita conversa enrolação ou promessas, vamos direto pra resenha desse clássico do terror "O iluminado" de Stephen King.

* INFORMAÇÕES *


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Literatura: Literatura Estrangeira - Terror
Páginas: 520
Lido Em: Outubro de 2019
Onde Comprar: Amazon
Skoob
Sinopse: “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King.


- Trama e Narrativa:
   Toda a narrativa se passa ao redor da família Torrance que é composta por Jack, Wendy e Danny e a nossa história já começa mostrando uma família parcialmente desestabilizada devido ao alcoolismo de Jack e sua incapacidade de controlar a raiva. Expulso da escola em que lecionava devido a um acidente com um dos alunos Jack vê no emprego como zelador do hotel Overlook a oportunidade de fazer sua vida voltar aos trilhos, porém o Overlook não é um simples hotel e Jack jamais imaginava que sua vida estava prestes a virar de ponta a cabeça. Como todos os livros do King que li até hoje, este também tem uma narrativa em 3° pessoa e é comum sabermos o que vai acontecer antes da cena realmente acabar.

- Personagens:
   Neste livro em especial eu não sei definir quem exatamente seria o personagem principal pois o livro conta com pouquíssimos personagens, porém são todos extremamente bem construídos e essenciais para o desenrolar da história. Jack Torrance é um homem que sofre com o problema do alcoolismo e não bastasse isso também tem o temperamento explosivo, apesar de ser um pai e marido amoroso esses dois detalhes que citei anteriormente faz com que ele destrua a família aos poucos; é um personagem bem verossímil, que quase salta do livro e fácil de ser identificado na sociedade, desperta no leitor em alguns momentos o sentimento de "pena" (não gosto dessa palavra, mas não achei outra para caracterizar) e em outros momentos raiva.
   Wendy Torrance é uma mãe superprotetora e amarosa, que sofre ao vê o rumo que sua família teve e procura de todos os meios evitar o divorcio para que Danny não sofra com a separação dos pais. No inicio do livro o meu sentimento em relação a ela foi bem de indiferença, mas no final ela cresceu consideravelmente e, como a maioria das mães faria, tirou forças de onde não tinha para proteger o filho.
   Danny Torrance é uma criança encantadora, por causa do dom que possui maduro demais pra sua idade e muitas vezes acaba sabendo de coisas que não deveria saber. É quem realmente nos apaixona no livro. Sr. Hallorann é meu personagem preferido, apesar de fazer apenas algumas aparições, chef de cozinha do Overlook é quem explica para Danny o que eles são, quem ajuda Danny a se preparar para o que pode acontecer na temporada de inverno dentro do hotel e quem fica a disposição caso ele precise de alguma ajuda externa.
   E por último, mas não menos importante, o Overlook. Sim, o hotel é um personagem e o verdadeiro vilão da história. King constrói a imagem do hotel através da personificação e o mesmo é capaz de agir, pensar e influenciar aqueles que estão no seu interior, além desse detalhe tem que se levar em conta que no overlook teve muitas mortes então todo tipo de sentimento negativo e até mesmo seus fantasmas estão ali dando vida e força para o hotel. Com a chegada de Danny um menino com um poder incrível, o Overlook vê sua chance de ir bem além de um simples hotel assombrado.

- Finalizando:
   Confesso que de todos os livros que li do King até hoje este é o que eu menos gosto. Por ser considerado um clássico do terror comecei a leitura com muita expectativa e acabei me decepcionando, pois o desenvolvimento é lento e arrastado. Mais uma vez volto a dizer que o terror do livro não está no fantástico que foi exposto, os fantasmas ou qualquer outra coisa, mas sim na veracidade dos fatos que colocam o Jack e sua família na situação em que se encontram, afinal um isolamento social pode ser um problema para qualquer pessoa, some isso ao fato de o isolado está com uma abstinência alcoólica é esperado que qualquer coisa possa acontecer, inclusive a loucura.
   A escrita é extremamente bem desenvolvida e detalhada, uma característica dos escritos do King, para muitos é considerado uma obra-prima do terror, exatamente pelo detalhe de que o real problema não são os fantasmas e sim o ambiente que manipula e faz o possível para conseguir o que quer e é sem duvidas um terror psicológico que pode render noites de insonia para algumas pessoas (não foi o meu caso).
   É uma boa história para quem gosta do gênero e para quem não gosta também, a minha experiencia negativa aconteceu tão somente por causa das minhas expectativas e não porque o livro seja ruim. Muito mais do que somente um livro com historias de fantasmas, "O iluminado" fala sobre como muitas vezes a humanidade pode ser frágil e como nossos "fantasmas" podem ser bem mais assustadores do que os que vemos nos contos de terror!

   Por hoje é só, espero que tenham gostado, desde já aviso que ainda não assisti ao filme e não sei se irei assistir, mas quem já assistiu deixem nos comentários as suas impressões e quanto ao livro quem tiver lido compartilha comigo também o que achou. Para aqueles que ainda não leram espero que a resenha tenha servido de incentivo.

Beijos da Lua!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Libertar a mente e desprender os dedos...Mágica,talvez;escrever é um ato puro e inocente todos somos capazes,basta querer...
Se liberte e comente...
Faça essa blogueira Feliz *-*